sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Vulcanology de Kilimanjaro

Tipo do vulcão - Stratovolcano
Posição - Tanzânia, 3.07°S/37.35°E
Elevação da cimeira 5895 m
Últimas erupções - nenhumas no tempo histórico (mas provavelmente active durante os 10.000 anos passados)
Estilo típico da erupção - explosivo.

Kilimanjaro é um stratovolcano gigante que alcanga uma elevação do vulcão 5,895m.This a mais elevada e o cone o mais novo é nomeado Kibo. Shira ao oeste e Mawenzi no leste são uns cones mais velhos que compo Kilimanjaro. Kibo não foi ativo no tempos modernos, mas o vapor e o enxôfre são emitidos ainda. Na parte superior de Kibo a cimeira é uma cratera de 2.25 quilômetros do diâmetro.

Kilimanjaro é peça de uma correia do E-W de aproximadamente 20 vulcões perto da extremidade do sul do Vale do Rift africano do leste. Igualmente nesta correia estão o caldera de Ngorongoro - uma reserva natural magnífica, Ol Donyo Lengi - um vulcão do carbonitite, e Meru.

Kilimanjaro é um vulcão triplo com o pico o mais novo e central de Kibo que está a 7.5-8.7 milhas (12-14 quilômetros) de Shira ao oeste e de Mawenza ao leste.

Shira é coberto por um platô largo, talvez um caldera enchido, e a erosão cortaram a borda muito. Ao contrário, a cimeira de Mawenzi é um pico rochoso cercado por penhascos .0.5 quilômetro) a 1.5 quilômetros de altura.

A erosão removeu a cratera original, e uma grande ferradura deu forma ao cume abre ao nordeste. as sarjeta Milha-profundas com inclinações de 30-45 graus fazem muitos lugares praticamente inacessíveis. As séries maciças de enxame radial e concêntrico do dique compo mais de 30-40 por cento da área da cimeira de Mawenzi.

A cimeira geleira-folheada de Kibo, o ponto o mais elevado em África, é 1.9 x 2.7 quilômetros) um caldera de 1.2 x 1.7 milhas (, com uma cratera interna quase uma milha (1.3 quilômetros) largamente, e o interior que uns profundos, 1.148 ft. (m) poço 350 central largo. Os formulários vulcânicos originais são preservados na cimeira e em muitos dos flancos, exceto no lado sul onde as geleiras cortaram profundamente no cone. Quase 250 cones satélites ocorrem em Kilimanjaro, a maioria de SE de seguimento e o nanowatt tende.

As estimativas dizem-nos aquela de um volume total do cu aproximadamente 1.150. as milhas, Mawenzi e Shira cada um contribuem o cu aproximadamente 120. MI. das andesites e dos basaltos, Kibo tem o mesmo volume de rochas similares mas não expostas, mais um cu 107 adicional. milhas.

Interessante, mais do que a metade do volume de Kilimanjaro é representado por uns basaltos mais velhos, básicos (cu 672. MI.). Este protetor basáltico é elemento o mais importante, mas menos o mais óbvio de um vulcão complexo.

O cone mais velho de Shira dá forma ao ombro largo de WNW de Kilimanjaro, e Mawenzi dá forma a um pico proeminente, afiado-coberto no flanco de ESE. Os cones satélites numerosos ocupam uma zona da falha ao nanowatt e ao SE de Kibo, o stratovolcano central. Um caldera de 2.4 x 3.6 quilômetros dá à cimeira de Kibo um perfil alongado, largo. A maioria de Kilimanjaro foi feito durante o Pleistocene, mas um grupo de crateras da cimeira é do Holocene.

Para mais informação em escalar Kilimanjaro ou em visitar Tanzânia as montanhas estalam a escalada Kilimanjaro com safaris do reino da montanha


Fonte do artigo: ArticleStreet.com
Aartigo por: Roy Hinde
Sobre o autor:

  • Roy J Hinde M.Sc é um cientista anterior da pesquisa que agora seja um diretor safaris selvagens Ltd das coisas e funcione o mercado para a escalada Kilimanjaro dos safaris do MK.
veja também:

* * *

3 comentários:

  1. Hm, it's nice work. So soft just like beautiful soul. nice day...

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    quanta bestera seu babaca fila da puta comedor de cu de galinha!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lover Viado seu comedor de galinha!!!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKK!!

    ResponderExcluir